Instituto Pensar - Escócia se torna o 1º país a abordar direitos LGBTQI nas escolas

Escócia se torna o 1º país a abordar direitos LGBTQI+ nas escolas

por: Eduardo Pinheiro


As escolas estaduais terão que ensinar os alunos sobre a trajetória dos movimentos LGBTQI+ e sua luta por igualdade de direitos, além de orientar os alunos sobre LGBTfobia

Na última sexta-feira (3), a Escócia se tornou o primeiro país do mundo a incluir o ensino sobre os diretos de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais no currículo escolar. Em 2018, os ministros escoceses já haviam se mostrado favoráveis à pauta, mas apenas este mês a medida foi aprovada em primeira instância.

A partir do ano que vem, as escolas estaduais terão que ensinar os alunos sobre a trajetória dos movimentos LGBTQI+ e sua luta por igualdade de direitos, além de orientar os alunos sobre homofobia e transfobia. A decisão aconteceu depois dos ministros aceitarem as recomendações de um grupo ativista chamado Time for Inclusive Education (TIE). 

Leia também: Além do orgulho: isolamento social evidencia a LGBTfobia em lares

O documento enviado ao governo ocorreu após um estudo da TIE revelando que 9 a cada 10 escoceses que se identificam como LGBTQI+ já foram alvo de LGBTfobia na escola e 27% relataram alguma tentativa de suicídio após serem vítimas desses atos.

Para o co-fundador do TIE, Jordan Daly, medida demonstra para os jovens LGBTQI+ que eles são valorizados no país.

Esta é uma vitória monumental para a nossa campanha e um marco histórico para o nosso país. A implementação da educação inclusiva LGBTQI+ em todas as escoladas do Estado é uma medida pioneira no mundo. Em um momento de incerteza global, isso envia uma mensagem forte e clara aos jovens LGBTQI+ de que eles são valorizados aqui na Escócia.

Com informações da Revista Claudia.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: